terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Obediência parcial

"obediência parcial é sinônimo
de desobediência total"
- Benzinho, você é fiel?
- Claro que sou, amor. Só não todo dia. Terças e quintas eu tiro para mim. Mas no resto da semana, sou completamente fiel.

O que você diria de uma conversa dessa? Este tipo de "fidelidade" satisfaria você? Se você faz parte do clube dos normais, certamente não. E por uma razão óbvia: fidelidade parcial não é fidelidade. O mesmo se aplica ao nosso relacionamento com Deus. Ninguém pode dizer que obedece a Deus, se o faz apenas parcialmente. Quando Deus estabelece seus padrões, ele não espera que os levemos parcialmente a sério. Ele não deseja uma espécie de semi-obediência à sua vontade. Porque obediência parcial é sinônimo de desobediência total.

O livro de Juízes conta que, depois de cerca de uma década de lutas pela conquista da terra prometida, Israel venceu inimigos, penetrou fortalezas inexpugnáveis e instalou-se em Canaã. A vitória sobre os moradores da terra fez com que Israel se enchesse de orgulho - o que deu lugar a uma espécie de obediência parcial. Eles não expulsaram todos os povos que habitavam ali, envolveram-se em casamentos mistos, adotaram os deuses e superstições dos cananeus e esqueceram a lei de Moisés.

Como resultado da obediência parcial dos israelitas, abateu-se sobre eles uma série de crises internacionais. Uma a uma, Deus levantou todas as nações vizinhas da terra prometida para afligi-los, humilhá-los e conduzi-los ao arrependimento. No fundo da crise, eles se arrependiam, gemiam e clamavam a Deus, que os ouvia e levantava um libertador (ou juiz) para salvá-los. Em paz, o povo era liderado pelo libertador durante todo o tempo de sua vida. Mas quando o libertador morria, o povo abandonava a Deus novamente, prostrava-se ante os ídolos da terra e iniciava-se um novo "ciclo dos cinco pês": pecado, punição, penitência, perdão e paz. Ao todo, Israel percorreu este ciclo pelo menos sete vezes e sua situação foi ficando cada vez pior.

E você? Que tipo de obediência você oferece a Deus? Você é do tipo fiel só três vezes por semana, ou só aos domingos, ou só nos dias santos? Se for o caso, reconheça: você não é uma pessoa fiel. Você precisa se arrepender disso. Porque, aliás, é bem possível que boa parte dos problemas que o vêm afligindo nos últimos tempos tenha a ver exatamente com essa sua obediência parcial a Deus. Que nada mais é do que uma total desobediência a Ele.

Lembre-se do que aconteceu a Israel durante os três séculos e meio cobertos pelo livro de Juízes. A história bíblica prova que a obediência parcial conduz inevitavelmente à falência - da espiritualidade, da família, da carreira, do ministério, da saúde e da própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário