sábado, 18 de dezembro de 2010

Precisamos descobrir a vontade de Deus?

"Deus não brinca de
'esconde-esconde'
com seus filhos."
Muitos cristãos acreditam que precisam "descobrir" a vontade de Deus para suas vidas. Eles imaginam que têm de recorrer a toda sorte de artifícios ou estratégias para desvendar o que Deus quer pra eles. Por mais que pareça piedoso esforçar-se para descobrir a vontade de Deus, é preciso reconhecer os equívocos por trás desta teologia.

O primeiro erro está relacionado a uma visão equivocada do próprio caráter de Deus. Cristãos que acreditam que sua principal missão é descobrir a vontade divina, agem como se Deus brincasse de "esconde-esconde" com seus filhos. É mais ou menos como se Deus tivesse um plano pré-estabelecido para cada um, mas se divertisse em ver-nos errar o alvo. Neste caso, Deus seria um sádico. E nós seríamos camundongos num labirinto.

O segundo erro tem a ver com nosso instinto de auto-preservação. Na verdade, a maioria de nós não busca conhecer a vontade de Deus, com o objetivo de agradá-lo em todas as nossas decisões. Pelo contrário, estamos mais preocupados com nós mesmos e achamos que descobrir a vontade de Deus nos confere imunidade a problemas. Ninguém quer quebrar a cara, abrindo uma empresa que irá falir, começando um namoro que dará errado ou saindo de um emprego promissor. Portanto, queremos que Deus nos dê o "mapa da mina". Prova do egocentrimo por trás desta teologia é o fato de que quase nunca nos comprometemos com aquilo que já sabemos ser a vontade de Deus para nós, como: consagrar-se, evitar o pecado, amar o próximo, perdoar o ofensor, contribuir financeiramente com a igreja, preservar o casamento, dizer a verdade, evangelizar os descrentes etc. Ninguém pode dizer que está realmente interessado em descobrir e fazer a vontade de Deus por motivos santos, se não vem fazendo cada uma destas coisas.

O terceiro erro por trás dos nossos esforços em descobrir a vontade de Deus é que geralmente buscamos conhecê-la por meios alternativos, e não pelo método que Ele mesmo escolheu revelar sua vontade a nós. Deus deu-nos sua Palavra, para servir-nos como guia fiel nos caminhos do seu querer. O dever de todo cristão é conhecer toda a mensagem da Bíblia, porque foi por meio dela que Deus escolheu nos dirigir. Só que isso dá trabalho, leva tempo e exige um mínimo de compromisso e devoção. Por isso, boa parte dos crentes quer descobrir a vontade de Deus por meio de revelações instantâneas, comunicações diretas, sonhos de barriga cheia, profetadas, caixinhas-de-promessa, leitura aleatórea de textos bíblicos etc. Na verdade, todos estes recursos se assemelham mais com práticas pagãs de quiromancia, cartomancia, astrologia etc. do que com o cristianismo bíblico.

Deus quer, sim, revelar sua vontade aos seus filhos. Aliás, Ele já a revelou por meio da sua Palavra - a suprema regra de fé e prática de todo cristão. Ele não brinca de "esconde-esconde" com o que deseja para nós - nem no âmbito coletivo, nem no âmbito pessoal. Ele já mostrou de modo infalível e inequívoco como quer que vivamos, nos comportemos, edifiquemos nossa família, eduquemos nossos filhos, lidemos com nossos impulsos sexuais, administremos nosso tempo, nosso dinheiro etc.

As maneiras de se compreender a vontade de Deus para nós são as mesmas de antigamente - não há nenhuma estratégia nova que funcione. É o bom e velho "feijão-com-arroz" dos cristãos: entregar-se sinceramente a Deus, compreender a mensagem bíblica no seu todo, cercar-se de conselheiros maduros e que amam a Deus, planejar de modo realista e responsável, apresentar cada plano pessoal a Deus em oração e, o mais importante de tudo, confiar que Deus nos envolve pessoalmente com sua providência e com sua proteção. Isso quer dizer que estamos em ótimas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário